Adolescente morre por complicações provocadas pela “doença do tatu”

0

Doença é transmitida pelo solo contaminado (Reprodução/Getty Images)

Doença é transmitida pelo solo contaminado
(Reprodução/Getty Images)

Um jovem de apenas 17 anos acabou perdendo a vida no sábado passado (20), em Simões (Piauí), após sofrer complicações causadas por uma doença conhecida popularmente como “doença do tatu”.
O óbito foi causado, por problemas ocasionados pelo fungo paracoccidioidomicose.
A morte do rapaz é a segunda provocada pela doença na cidade, em quatro anos. O adolescente pode ter contraído a enfermidade ao entrar em contato com os esporos (espécie de poeira) do fungo, ao mexer no solo e inalar a substância exalada pelo buraco contaminado. A condição não é contagiosa e nem passa de uma pessoa para outra.
Um amigo e um irmão da vítima também acabaram contaminados pelo fungo. Um está hospitalizado e o estado é considerado grave. Segundo informação da secretária de Saúde da cidade, Isamaria Dantas, há aproximadamente um mês, os três rapazes teriam saído para caçar tatu. Quando retornaram começaram a apresentar sintomas como febre e falta de ar.
Quando os jovens buscaram ajuda médica no hospital, eles relataram que tinham saído para caçar tatu. Como já havia tido um caso na cidade, os rapazes logo associaram com a possibilidade de ser a “doença do tatu”.
O jovem que morreu apresentava sintomas graves e foi encaminhado para o Hospital Regional de Picos, mas infelizmente não resistiu.
“Não é uma doença de notificação compulsória, porque não é contagiosa e nem passada de pessoa para outra ou de animal para pessoa. Também a caça é proibida. Então fizemos a orientação necessária à população”, ressaltou ainda a secretária do município. Uma nota oficial foi emitida para falar sobre a doença.
O comunicado explica que a “doença do tatu” ocorre quando o homem acaba entrando em contato com as tocas do animal, que está contaminado pelo fungo.
Vale frisar que a contaminação acontece por contato direto com o ambiente contaminado e não é transmitida de um humano para outro.
Os sintomas mais comuns causados pela doença, são: lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, linfonodomegalia (ínguas), comprometimento pulmonar e emagrecimento.
Fontes: g1PI e CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *