Alerta para mato-grossenses que viajam para o Nordeste
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) de Mato Grosso, pede atenção a população que, neste período de férias, irá viajar para a região Nordeste do país.
A preocupação do Cievs-MT se deve porque nove pacientes apresentarem súbito de mialgia aguda de causa desconhecida, em Salvador, capital da Bahia. Os pacientes são de três diferentes famílias e os casos aconteceram nos dias 02 e 10 de dezembro, com as vítimas sendo rapidamente internadas.
Alerta
Responsável técnica do Cievs-MT, Marlene da Costa Barros, explica que a preocupação do Centro se dá devido ao período comemorativo e de férias, quando muitas famílias se deslocam para a região. “A Bahia é um local onde o turismo é forte e sabemos que os mato-grossenses viajam muito para lá, por isso, pedimos que em qualquer desses indícios da doença, notifiquem o mais rápido uma unidade de atendimento hospitalar,” enfatiza, Marlene.
Vírus desconhecido
À frente das investigações sobre a doença o pesquisador do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dr. Gúbio Soares, afirmou a um site da região que a enfermidade é causada por um vírus ainda não identificado. De acordo com o médico, é necessário de 10 a 15 dias para conseguir fazer a identificação.
Até o momento o vírus só foi identificado na Bahia. Mas em casos de sintomas parecidos, e mesmo a vitima estando em outra região, a orientação é procurar uma Unidade Hospitalar, onde será feito uma notificação do estado clínico do paciente.
Casos no Ceará
No Ceará, três casos suspeitos foram registrados, sendo um idoso, sendo que dois deles tiveram contato com pessoa da Bahia.
A transmissão do vírus, é por via fecal e oral, ocasionada por contato muito próximo e/ou por água e alimentos infectados.
O contato do Cievs/MT é o 0800-647-1201. O atendimento é 24 horas.
Sintomas clínicos
As manifestações clínicas dos pacientes caracterizavam-se por início súbito de fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido de dores musculares intensas nos braços, dorso, coxas e panturrilhas. Todos os pacientes apresentaram elevações significativas das enzimas musculares e urina escura e um dos pacientes desenvolveu insuficiência renal aguda.
Infográfico Cesa (CE)