Alunos de Engenharia Civil realizam visita técnica a obra do campus da Unemat
Estudantes do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis realizaram, na tarde de ontem (10), uma visita técnica à obra de construção do campus que deverá acomodar as turmas dos cursos da instituição de Ensino Superior estadual. A obra já está em fase bastante avançada.
Os estudantes estavam acompanhados do coordenador do curso de Engenharia Civil e foram recepcionados pela secretária municipal de de Ciência, Tecnologia e Informação, Neiva de Col. Ela fez a apresentação do projeto em execução para os acadêmicos que fazem parte da primeira turma do curso da Unemat em Rondonópolis. As aulas iniciaram em 3 de novembro.
Participaram ainda da visita, o diretor do campus da Unemat de Alto Araguaia, o professor Sérgio Santos, o vereador Cido Silva e o deputado estadual Sebastião Rezende, que é o autor da emenda parlamentar que viabilizou o aporte financeiro para a instalação de duas turmas de engenharia civil pela universidade estadual em Rondonópolis, sendo uma no período da manhã e outra da noite.
“Apresentamos aos estudantes que estão começando o curso de engenharia civil todo o projeto em desenvolvimento pelo município para garantir uma estrutura adequada para o funcionamento das turmas dos cursos da Unemat no nosso município. Foi um dia produtivo e importante para que todos tenham o conhecimento das responsabilidades de cada parceiro deste projeto”, destacou a secretária.
Ela ainda agradeceu ao deputado Sebastião Rezende pela “emenda destinada para o funcionamento das duas turmas do curso de engenharia civil em Rondonópolis e pela parceria de sempre com a gestão do prefeito José Carlos do Pátio”.
CAMPUS DA UNEMAT
Iniciada em 2019, a obra do campus da Unemat na cidade, é realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Rondonópolis com a iniciativa privada. Com investimento estimado em R$ 8 milhões, a estrutura em construção numa área de mais 100 mil metros quadrados, doada pelo município para sediar a Unemat, terá capacidade inicial para receber dois mil estudantes.
Porém, como foi projetada em blocos, poderá ser ampliada com capacidade para até cinco mil alunos. Conforme o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (SECITI), são três blocos para os setores administrativos, pedagógico e biblioteca, quatro blocos de sala de aula, um bloco de sanitários, dois blocos para acomodar laboratórios, um auditório para 300 pessoas e um refeitório.
Atualmente, o Núcleo Pedagógico de Rondonópolis da Unemat, que foi instalado em 2017 e custeado pelo município, funciona na Escola Estadual Estela Maris. Ao todo, são 16 turmas em andamento no município, distribuídas pelos cursos de Letras, Ciências da Computação, Direito, Engenharia Civil e Jornalismo.
Outros dois cursos da Unemat já estão com as instalação de turmas garantidas para Rondonópolis e também é desejo do prefeito José Carlos do Pátio trazer o curso de Medicina.”Em breve, contaremos com funcionamento de turmas dos cursos de Química e Pedagogia e o prefeito vem lutando para que o município tenha pela Unemat o curso de medicina”, disse a secretária Neiva.
Assessoria