Anta ferida é resgatada em Nova Mutum
Na manhã da última quarta-feira (27), uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) resgatou, uma anta gravemente ferida, em Nova Mutum (no médio norte de Mato Grosso).
O animal, de mais de 100 quilos, foi encontrado com ferimentos na cabeça e passou por cirurgia e está em recuperação em um amplo espaço, sob cuidados veterinários.
Conforme o gerente de Fauna Silvestre da Sema-MT, Fernando Siqueira, o animal é uma fêmea dócil, que circula entre as propriedades privadas da região. “Viemos até o local trazer medicamentos, pomada, faixas, e para prestar socorro a este animal. Avaliamos que este é um caso que requer alguns meses de monitoramento e cuidados até a recuperação”, conta.
Com apoio de moradores locais, ela recebeu os primeiros cuidados da veterinária especializada em animais silvestres, Gabriella Iglesias, e a escolha dos profissionais foi manter o animal em recuperação em uma fazenda particular que a acolheu.
O transporte do animal apresentava mais riscos do que benefícios, avalia o veterinário Fernando Siqueira. Para ser transportado para Cuiabá, a anta precisaria ser sedada com risco de morte, haveria estresse no transporte e a mudança de habitat impactaria diretamente na sua alimentação, o que não colabora com a recuperação.
A cirurgia feita no animal consiste na sedação do animal de grande porte, e limpeza do ferimento para facilitar a cicatrização e evitar infecções. Os custos dos procedimentos veterinários serão cobertos pela Sema-MT. Pelo ferimento, os veterinários acreditam que ela pode ter sofrido com um golpe de algo cortante, como uma faca ou facão.
De acordo com a Lei federal 9.605/1998, é considerado crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena é detenção, de três meses a um ano, e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.
Denúncias ou informações
A Sema orienta que quem se deparar com animais silvestres, seja em área urbana ou rural, ligue para o número 190, da Polícia Militar, ou diretamente para a Gerencia de Fauna Silvestre: (65) 3613-7291, em Cuiabá.