Anvisa determina novo recolhimento de lotes de anti-hipertensivos que contêm losartana
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem, dia 23, a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. Para determinar a extensão do recolhimento, a Anvisa avaliou o impacto no mercado brasileiro e a necessidade de continuidade dos tratamentos, já que a losartana é o anti-hipertensivo e um dos medicamentos para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil.
As pessoas que utilizam o medicamento não devem interromper o seu tratamento.
A medida preventiva foi adotada após a evolução do conhecimento desta impureza, que é decorrente do processo de fabricação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
Usuários do medicamento – o que é importante saber:
* Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico. Qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica.
* Há no mercado outros lotes de losartanas que podem substituir os medicamentos recolhidos ou interditados.
* Somente troque de medicamento quando já tiver o novo lote em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir maiores malefícios, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca.
* Para solicitar a troca do medicamento recolhido ou interditado, entre com contato com o SAC da empresa responsável.
* Não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação, porque não existem dados que indiquem um aumento dos eventos adversos.
* Os medicamentos contendo “sartanas” são seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto.
* Os registros desses medicamentos continuam válidos no Brasil e em vários outros países.
A lista de produtos afetados inclui lotes que deverão ser recolhidos pelas empresas e lotes que ficarão interditados até a conclusão das análises sobre a presença do contaminante. Assim, desde ontem (23), os lotes afetados não podem mais ser comercializados.
A Anvisa esclarece, que os lotes que foram mantidos no mercado são considerados seguros e podem ser consumidos.
Acesse no link https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-determina-recolhimento-de-lotes-do-anti-hipertensivo-losartana e confira os medicamentos que estão sendo recolhidos e os interditados.
Fonte: Anvisa