Apoio à agricultura familiar

0

(Divulgação/Ascom /PMR)

(Divulgação/Ascom /PMR)

Com a contratação de mais profissionais e aquisição de novos maquinários, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária vem dando todo o respaldo necessário ao crescimento e fortalecimento da agricultura familiar, visando melhorar a produtividade dos cultivos e também do rebanho leiteiro das pequenas propriedades assistidas.
Para tanto, a Pasta conta hoje com uma equipe formada por três médicos veterinários, dois zootecnistas, oito engenheiros agrônomos e mais cinco técnicos agrícolas, que prestam suporte técnico para que os pequenos produtores tirem o máximo de proveito de suas atividades.
Conservação de estradas
Paralelamente, o acesso até as pequenas propriedades vem recebendo manutenção constante, com a aquisição de três moto-niveladoras, três PCs, uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira, um rolo compactador pé de carneiro, não mais sendo preciso terceirizar os serviços, que passarão a contar com o apoio de um caminhão pipa e de um caminhão melosa, novos e já adquiridos, cuja entrega deverá ser feita nas próximas semanas.
Poços artesianos
Com caminho liberado, os pequenos produtores têm sido contemplados também com o Programa Água para Todos, com a perfuração de poços artesianos e a instalação de reservatórios com capacidade para 15 mil litros, o que garante água durante o ano todo para as famílias. Em três anos, já foram entregues dez poços com reservatório, outro cinco já estão em licitação e mais sete estão previstos para serem executados pelo convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A Prefeitura também investiu recursos próprios na aquisição de quatro tratores com grades para preparar o solo para receber mudas e sementes. Esse suporte vai chegar ainda na aldeia Tadarimana para contribuir com a produção dos alimentos do povo indígena que também vai receber poço artesiano.
O auxilio técnico dos profissionais da Secretaria é importante para aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos que são cultivados no entorno da cidade. Esses produtos chegam até as feiras e mercados com a logística que o município oferece. Três veículos do tipo pick-up e mais um caminhão carga seca garantem o transporte dos profissionais e também dos produtos até os clientes na cidade.
A mais recente conquista dos que vivem da agricultura foi a entrega do Centro de Comercialização e Capacitação da Agricultura Familiar, um espaço para dar a oportunidade dos pequenos produtores se qualificarem, apresentar e vender seus produtos. O local também foi adequado para abrigar a sede da Secretaria.
Piscicultura
Como outra opção de geração de renda para os pequenos produtores, o município promove a escavação e preparação de tanques de pescado, que com a assistência técnica gratuita são repassados aos assentados noções de cultivo de alevinos.
Parte da produção resultante dessa atividade será adquirida pela Prefeitura e utilizada como complemento alimentar nas refeições e na merenda escolar, servidas nas escolas e creches municipais.
Neste sentido, foi concluída a construção de um abatedouro para pescado, que após a entrega oficial, servirá para que a comunidade envolvida, organizada em uma cooperativa, possa iniciar as operações e venda dos peixes, também à população da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f