Bar “premia” caloteiros com lista na porta
Mesmo correndo o risco de ser acionado pelo Código de Defesa do Consumidor, que em seu Artigo 42 cita que “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça” e até ser penalizado com multa e detenção de três meses a um ano, o proprietário de um bar no bairro Mineirão, em Sorocaba (SP), ficou conhecido nas redes sociais, na semana passada, após ter instalado uma placa com uma lista dos “caloteiros premiados de 2021”.
Em novembro deste ano, um aviso foi colocado na entrada do bar indicando que, no mês seguinte, seria colocada a lista dos “caloteiros 2021” na grade do estabelecimento.
Conforme prometido, os nomes dos devedores foram expostos na placa.
O estudante Nicolas Pereira Pedroso contou que foi comprar um refrigerante na “Adega do Márcio”, que fica no bairro Mineirão, quando viu a placa indicando que seria divulgada a lista.
Por achar a situação engraçada, ele tirou uma foto e publicou em uma página no Facebook.
Pagamento depois da postagem
Dias depois, outras páginas começaram a compartilhar a imagem registrada pelo jovem até que a “Parte 2” da história, com a lista das pessoas que estavam devendo, foi divulgada na sexta-feira (10).
A descrição é objetiva e detalha quanto o estabelecimento recebeu depois do “primeiro aviso”. Os nomes que não pagaram e os valores que cada pessoa estava devendo, foram colocados em seguida.
A primeira publicação chegou a ter 9 mil compartilhamentos e mais de 500 comentários. Já outras páginas que publicaram chegaram a ter mais de 24 mil curtidas.
Da Redação com G1 Sorocaba e Jundiaí