Barroso diz a Mendes, que “em MT está tudo preso”

1

Barroso "calou" Mendes (Brasil 247)

Barroso “calou” Mendes
(Brasil 247)

O clima esquentou ontem, durante a análise pelo Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a extinção dos tribunais municipais de Contas do Ceará.
O ministro Luis Roberto Barroso respondeu a uma provocação de Gilmar Mendes, referente à criminalidade no Rio de Janeiro, estado natal de Barroso, dizendo que em Mato Grosso “está tudo preso”, numa referência à corrupção que grassa no estado natal de Mendes, denunciada pelas delações de Silval Barbosa (PMDB). “Nós prendemos. Tem gente que solta”, continuou Barroso.
Na continuidade do “quiproquó”, Barroso disse a Gilmar que ele tem leniência com corruptos poderosos, principais protagonistas dos crimes de colarinho branco. “Vossa excelência não costuma trabalhar com a verdade, mas com ódio”, salientou.
Na sequência, Gilmar desvirtuou o debate para dizer que Barroso mandou soltar José Dirceu (PT), lançando suspeição sobre a decisão, e recebeu o troco: “” Não transfira para mim esta parceria que Vossa Excelência tem com a leniência, em relação à criminalidade do colarinho branco”, acrescentando que Gilmar age como um juiz partidário e muda a lei de acordo com o réu, favorecendo aliados. “Vossa Excelência muda a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito, isso é estado de compadrio. Juiz não pode ter correligionário.”
Capangas
Em abril de 2009, Gilmar Mendes (quando presidia a Corte) e o ex-ministro Joaquim Barbosa também protagonizaram discussão acirrada no meio de um julgamento.
Irritado com Barbosa, Mendes disse que o ministro não tinha condições de dar lição a ninguém, no que Barbosa replicou, pediu respeito e atacou: “Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. Vossa excelência quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso”.
Irritado, Mendes pediu respeito e encerrou a sessão.
Ontem, depois de insistir para voltarem ao tema, a ministra Cármem Lúcia, presidente do STF, também encerrou a sessão.
Assista ao vídeo:

 

1 thought on “Barroso diz a Mendes, que “em MT está tudo preso”

  1. O ministro GILMAR MENDES foi alvo ontem de um “TOMATAÇO” quando chegava ao prédio do IDP em São Paulo onde ministrou palestra. Esse notável precisa ficar esperto! Talvez, depois de tomates, podem vir ovos podres, pedras, garrafas, coquetel molotov . . .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *