Bombeiros e cães farejadores de MT auxiliam nas buscas por desaparecidos no RS
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) enviou, na manhã de ontem, domingo, uma equipe de busca e salvamento com cães farejadores, para auxiliar nas ações de resgate de vítimas no Rio Grande do Sul, que foi severamente atingido por um ciclone extratropical no dia 04, que já resultou na morte de 43 pessoas e no desparecimento de mais 46.
Os bombeiros são capitão Daniel Alves e sargento Daiane Ribeiro, ambos de Sorriso; subtenente Wanderson Tavares, de Barra do Garças; e soldado Francisco Nascimento, de Várzea Grande. Também foram enviados os cães de busca Maya, Thayron e Bela.
“São cães certificados nacionalmente pela Ligabom e treinados para atuar em situações de desastres, como esse que atingiu o Rio Grande do Sul. Thayron, por exemplo, já atuou nos desastres de Brumadinho e de Petrópolis. Estaremos lá para auxiliar as operações de buscas, que já estão em andamento”, afirmou o capitão Daniel Alves, que lidera a comitiva.
Inicialmente, os bombeiros ficarão no município de Encantado (RS), mas devem ser distribuídos para outras cidades pelos comandantes das operações que acontecem nas áreas atingidas.
Ciclone extratropical
Ao todo, 93 municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos por um ciclone extratropical. Segundo a Defesa Civil do RS, são 43 mortos e 46 pessoas desaparecidas, sendo 30 em Muçum, oito em Arroio do Meio e oito em Lajeado. Mais de 4,7 mil moradores estão desabrigados e 20,4 mil desalojados. Ao todo, 340,9 mil pessoas foram afetadas.