Brasileira vence Olimpíada Europeia de Matemática
Apesar de Michel Temer (MDB) ter cortado em seu governo golpista, praticamente, todos os incentivos oficiais a pesquisas e Jair Bosonaro (PSL) estar indo pelo mesmo caminho, além de “descer o sarrafo” nos professores, esculhambar o MEC e ridicularizar o país no exterior, a dedicação de estudantes brasileiros em manter o Brasil em posição de destaque, é digna dos mais altos elogios e reconhecimento.
É o que conseguiu a estudante Mariana Bigolin Groff (17 anos), natural de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, mas que estuda hoje em Fortaleza (CE), que ganhou a medalha de ouro na 8ª Olimpíada Europeia Feminina de Matemática – EGMO (sigla em inglês), realizada em Kiev (Ucrânia), no período de 7 a 13 deste mês.
Além de Mariana, participaram as alunas Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de 17 anos, de Fortaleza (CE); Bruna Arisa Shoji Nakamura, de 16 anos, de Indaiatuba (SP) e Maria Clara de Lacerda Werneck, de 17 anos, do Rio de Janeiro (RJ).
Na classificação em grupo, as meninas terminaram no 20º lugar da competição, que reuniu representantes de 49 países.
Essa é a terceira vez que o Brasil participa da competição, somando, agora, dez premiações: 9 medalhas e uma menção honrosa.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada financia a participação do País, desde 2017, e este ano, a equipe, além do instituto, também foi bancada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelas escolas das estudantes.
Parabéns aos estudantes brasileiros, que nos orgulham por suas conquistas!