Cadela tem uma das patas dilacerada
Na noite de ontem, na avenida Rio Branco no bairro Padre Lothar, em Rondonópolis, uma cachorra foi atropelada por um veículo que se evadiu do local, sem o condutor prestar o devido socorro exigido em lei.
Moradores próximos ao local que a socorreram, contaram que ela chegou a desmaiar de dor no colo de um deles. Imediatamente, a levaram a uma clínica veterinária, onde teve a pata direita traseira amputada, dada a gravidade dos ferimentos.
Revoltados os moradores dizem que há muitos animais soltos naquela área, que são abandonados pelos tutores e ficam expostos a sofrerem acidentes, até mais graves.
Criminalização
Desde 30 de setembro do ano passado está em vigor a Lei Federal 14064/20 (Lei Sansão), que alterou a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, aumentando as penas cominadas ao crime de abuso e maus-tratos aos animais – como ferimento ou mutilação -, quando se tratar de cão ou gato.
Os tipos de maus tratos previstos na Lei Sansão, são:
– Amarrar ou acorrentar seu animal;
– Animal na rua;
– Bater, espancar, dar paulada, ferir, chutar, dar socos, mutilar as orelhas, mutilar o rabo, mutilar qualquer outra parte do corpo do animal;
– Atropelar sem prestar socorro;
– Animal no sol ou na chuva;
– Animal sem água ou sem alimento;
– Não levar o animal ao veterinário, quando estiver doente;
– Animal com pulgas ou carrapatos;
– Animal em local sujo ou local com pouco espaço;
– Abandonar ou envenenar;
– Rinhas de cães (a exemplo das rinhas de galos).
Não fique omisso e denuncie à Polícia Militar Ambiental de sua cidade, agressões a todo tipo de animal.
Denúncias em Rondonópolis, podem ser feitas pelo telefone (66) 99657-0919 ou pelo 190.