Câmara lançou o Sistema de Informações Eleitorais

imgNoticiaBloco_1-4505634-1471366209883
Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados lançou na manhã de hoje, o Sistema de Informações Eleitorais (Siele), um programa que facilita a análise de dados relativos às eleições gerais de 2010 e de 2014 e às eleições municipais de 2012. Também está prevista a inclusão dos dados das eleições municipais de 2016, após o pleito.
O sistema foi desenvolvido em parceria por dois órgãos da Casa: a Consultoria Legislativa (Conle) e o Centro de Informática (Cenin) e foi lançado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), em ato que contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes.
O sistema permite levantar informações dos candidatos de forma cruzada com os locais das candidaturas, partidos e desempenho nas urnas. Também é possível pesquisar dados sobre a prestação de contas das campanhas, com diversas opções de filtros para gerar relatórios. Para as eleições de 2012, foi feita a integração de dados sobre municípios, capitais e faixa populacional oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho contou com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), com a consultoria dos professores Bruno Wilhelm Speck e Wagner Pralon Mancuso, que contribuíram na definição dos parâmetros do sistema.
Com o Siele, a Consultoria Legislativa da Câmara pretende colaborar para os trabalhos da área política, especialmente lideranças e gabinetes parlamentares, bem como das áreas técnico-administrativa e de formação e pesquisa, como, por exemplo, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora(SGM) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara. Com o acesso para o público em geral, via internet, o sistema beneficiará candidatos, partidos, cientistas políticos, jornalistas e outros estudiosos do assunto.
O sistema pode ser acessado diretamente pelo portal da Câmara dos Deputados. Basta clicar em “Deputados” e, em seguida, em “Informações Eleitorais” ou clique aqui

Da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.