Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em todo o País
Prevista inicialmente pelo Ministério da Saúde (MS), para ser encerrada amanhã (26), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho em todo o País, para que os integrantes dos grupos prioritários – crianças na faixa etária entre 6 meses e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestante em qualquer fase gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da Saúde; portadores de doenças crônicas; pessoas com 60 anos ou mais; e povos indígenas – possam receber a imunização.
A cobertura de vacinação em Rondonópolis atingiu 74,03%, da meta deste ano, que é de vacinar, pelo menos, 90% dos grupos considerados prioritários pelo MS.
Balanço parcial
Conforme o balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os idosos foram os que mais se vacinaram e superaram a meta chegando a 90,13% (14,9 mil). Os grupos com menor cobertura até o momento, são gestantes (55,28%) e crianças de seis meses a cinco anos (56,46%). “A nossa preocupação é com crianças de seis meses e com as gestantes. O resultado está baixo, a gente tem que fazer uma força tarefa para vacinar estes grupos, fazer um apelo para as mães para levar estas crianças” comentou a enfermeira Magda Rosa, responsável pelo setor de vacinas da SMS.
SES
Já no balanço da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), Rondonópolis está entre os municípios que registram maior cobertura vacinal. Mesmo assim, a secretária de Saúde Izalba Albuquerque destacou que os esforços continuam, “no sentido de atingirmos a meta nacional”.
A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de Saúde, das 7h Às 11h, das 13h às 17h.