Carro da Funai “roda” em rio e criança indígena é levada pela correnteza
Uma menina indígena, de cinco anos, desapareceu nas águas de um rio na noite do dia 22, depois que a caminhonete da Secretaria Especial de Saúde Indígena, da Funai, em que ela estava “rodou” e foi levada pela correnteza.
O fato trágico ocorreu na estrada E-60, entre Guarantã do Norte e Matupá, municípios do extremo nordeste de Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará.
Conforme os indígenas adultos que estavam na carroceria do veículo, o motorista, mesmo com o perigo iminente, decidiu atravessar o curso d’água e a caminhonete acabou “rodando” com a força da água.
Os adultos conseguiram se salvar, mas a criança desapareceu sob as águas e seu corpo foi encontrado ontem (23) à tarde, pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
O motorista foi detido, sendo acusado pelos indígenas por omissão de socorro.
A criança e a família são da etnia Kayapó Metuktire, da Terra Indígena (TI) Capoto-Jarina, localizada em Peixoto de Azevedo, cidade daquela região.
Segundo o líder indígena Patxon Metuktire, o motorista conduzia o veículo e a 15 km da aldeia, chegou a um rio que estava cheio e com forte correnteza. “Mesmo assim tentou atravessar, foi quando a correnteza virou o carro”, ressaltou ele.
Da Redação com Nortão Online