Chega a 56 o número de mortos na tragédia que se abate sobre o Rio Grande do Sul
Após a decretação de Calamidade Pública pelo governo estadual, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou na manhã de hoje, que chegou a 56 o número de mortes provocadas pelos temporais com chuva intensa no Estado, desde o dia 26 de abril.
O número de mortos, segundo estimativas, poderá chegar à casa dos 200 óbitos, uma vez que até agora as equipes de resgate e auxílio não conseguiram chegar a 30% das áreas atingidas, devido às péssimas condições do tempo.
Conforme levantamento da Defesa Civil, o total de municípios afetados pelas enchentes é de 281, com 377.497 afetados; 74 feridos; 67 desaparecidos e 56 óbitos, registrados até agora. Quanto aos desalojados, o número chega a 24.666, com 8.296 em abrigos.
Porto Alegre
Na capital gaúcha, Porto Alegre, o nível do Lago Guaíba – onde desaguam quatro rios: Jacuí, Caí, Gravataí e Sinos – passou dos 5 metros, segundo medição divulgada às 8 horas da manhã deste sábado, pelo Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), serviço vinculado ao governo federal. Foi registrada uma cota de 5,02 metros. Trata-se de um novo recorde na história da cidade, oficialmente povoada desde 1752.
Enfrentando a maior cheia da sua história, Porto Alegre está em alerta máximo, com diversas ruas alagadas, na orla do Lago Guaíba e na parte baixa.
Ontem pela manhã, uma das comportas do lago, o portão 14, se rompeu afetando as regiões dos bairros Guarujá, Ponta Grossa, Túnel Verde e Sarandi, além do Centro Histórico, localizados na parte baixa da cidade.
Mau tempo persiste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta de perigo de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e a região Sul de Santa Catarina para hoje, sábado.
Conforme o órgão, há riscos de alagamentos, descargas elétricas, quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica. Cerca de 600 municípios, podem ser afetados.
Segundo o alerta ainda, deverão ser afetadas a região metropolitana de Porto Alegre e demais regiões do Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, devem ser afetadas a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e as regiões Oeste e Sul do Estado.
Da Redação com portal O Sul
Atualização
Por volta das 11h15, foi confirmada a 57ª morte, pela Defesa Civil do RS.