Cliente compra molho de tomate e encontra corpo estranho no interior da embalagem
Daiana Aparecida de Jesus comprou um molho de tomate da marca Fugini em um atacadista de Cotia, interior de São Paulo, e se assustou ao abrir a embalagem. O produto foi comprado no dia 24 de abril e a data de validade é janeiro de 2024.
“Fui fazer o molho e quando eu abri a embalagem estavam essas coisas estranhas, tipo um pedaço de carne com osso. Parecia um bicho morto”, disse a consumidora.
Daiana, de imediato, fez a denúncia via SAC da empresa. Em resposta, a Fugini disse que enviou as imagens com o número do lote do produto para o controle de qualidade, mas nada de irregular foi constatado.
“A embalagem sache é industrializada automaticamente desde sua formação, enchimento e fechamento. O que ocorre eventualmente é um micro furo (imperceptível a olho nu) na embalagem, que pode acontecer pelo manuseio e/ou armazenamento incorreto nos pontos de distribuição, onde há a contaminação do produto pelo ar do meio ambiente, e consequentemente, o surgimento de bolor”, disse a empresa.
De acordo com a Fugini, como o produto não possui conservantes, esta contaminação pode ocorrer na embalagem fechada (devido ao micro furo) ou também por período incorreto na geladeira (quando a embalagem estiver aberta e for consumida parcialmente). “No verso do rotulo, é informado o prazo do uso após sua abertura.”
Por fim, a empresa informou que a ocorrência de Daiana foi registrada e que, em até 20 dias úteis, ela receberia, via Correios, “uma nova embalagem do produto, acompanhada dos lançamentos da marca como cortesia pelo ocorrido”.
Procurada pela reportagem, a Fugini enviou uma nota com as mesmas explicações acima.
Veja a nota na íntegra:
“A Fugini Alimentos esclarece que a produção, enchimento e fechamento da embalagem sachê é totalmente automatizada. Em relação ao aparecimento de focos de bolor em embalagens fechadas de molho de tomate, a empresa informa que a provável causa é a embalagem ser danificada (micro furo imperceptível ao olho nu) devido ao manuseio incorreto em transporte e/ou no armazenamento nos pontos de distribuição. Por não conter conservantes, a entrada de ar pelo micro furo pode causar a contaminação do produto e, consequentemente, o surgimento do bolor. Esse fato também pode ocorrer pelo armazenamento por período incorreto na geladeira (após a abertura da embalagem o consumo deve ser realizado em até dois dias).
É importante ressaltar que a Fugini sempre cumpriu com todas as obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias, além de respeitar o compromisso de entregar qualidade, saudabilidade e sabor em seus produtos.”
Fonte: Cotia & Cia