Clima de deserto
Rondonópolis, em particular, está passando por condições climáticas, que descontado o exagero, se aproxima do clima registrado nos desertos: de dia, temperaturas altíssimas e baixa umidade do ar entre 10 a 15% e à noite, temperaturas amenas, com umidade do ar acima dos 70%.
E o mais inquietante de tudo isso, é que não há previsão de ocorrência de chuva até o fim do mês, com temperaturas oscilando entre 40 a 43ºC.
Hoje, domingo, durante o dia os termômetros devem registrar temperatura em elevação, que deve ultrapassar os 41ºC por voltas das 15 horas, com umidade do ar em declínio, oscilando entre 10 a 15%, repetindo temperatura (em torno de 23ºC) e umidade do ar, amenas, na madrugada.
Vale ressaltar os cuidados que se deve ter com a saúde diante desse quadro, sobretudo com crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças pulmonares, que inclui a umidificação de ambientes, a ingestão de muito líquido (água, sucos, sorvetes, etc…), nada de esforço físico ou caminhadas, bem como consumir, moderadamente, bebidas alcoólicas (inclusive cerveja) e café.
Da Redação com Climatempo