CMEI realiza projeto ambiental com crianças e homenageia Sanear
A equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Enézio Machado Vieira, no bairro Bispo Pedro Casaldáliga, em Rondonópolis, encerrou hoje, a primeira etapa do projeto de Educação Ambiental desenvolvido com as 283 crianças matriculadas na unidade. Durante o evento houve a apresentação de trabalhos feitos pelos alunos e também uma homenagearam ao Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear).
A diretora da CMEI, Noemia Pereira de Souza, destacou a importância do saneamento para a população e para o meio ambiente, ressaltando a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sanear – que hoje atende toda a cidade com serviços de água tratada, coleta de lixo (comum e reciclável) e esgoto.
“Muitas vezes não damos a devida atenção a esse serviço, que tem um impacto grande na qualidade de vida e no meio ambiente”, disse Noêmia.
O presidente do Sanear, Paulo José Correia, estendeu a homenagem a todos os colaboradores da autarquia e atribuiu os resultados à determinação do prefeito José Carlos do Pátio. “Hoje Rondonópolis é uma das poucas cidades do país a contar com aterro sanitário e a universalização do saneamento”, ressalta.
Em conversa com a equipe pedagógica, Paulo José falou também sobre a história da CMEI Enezio, uma das primeiras do país a ser construída com recursos do programa Minha Casa Minha Vida.
“Na época estávamos viabilizando o bairro Bispo Pedro Casaldáliga e o programa não contemplava a construção de creches e escolas. Demonstramos essa necessidade e o Governo Federal acatou a sugestão. Com isso atendemos muitas crianças e adolescentes com unidades de ensino bem estruturadas e que se dedicam a formar cidadãos completos, que desde cedo já discutem temas fundamentais como o meio ambiente”, apontou.
PROJETO
O trabalho de conscientização ambiental desenvolvido na CMEI Enézio Machado Vieira foi dividido em duas etapas. Na primeira, realizada ao longo deste semestre, o tema foi ‘Bichinhos do Jardim’. Elas foram estimuladas a observar e produzir desenhos e maquetes com animais que podem ser encontrados nos quintais, como as formigas.
“Foi uma introdução mostrando que a natureza está próxima de nós, inclusive em nossas casas. No segundo semestre vamos ampliar as orientações sobre a fauna e a flora de uma forma geral”, explicaram a coordenadora Tânia Lúcia dos Reis e a professora Queli Daiana Jardim da Costa.
Na próxima etapa a CMEI contará também com o apoio da equipe de Educação Ambiental do Sanear. “Vamos trazer atividades como o teatro de fantoches, para discutir a coleta seletiva, e viabilizar visitas da comunidade escolar para conhecer nossas estações de tratamento de água e esgoto”, antecipou o presidente Paulo José.
Eduardo Ramos/Ascom Sanear