CNH: Detran alerta usuários sobre falso e-mail

Esquema era organizadíssimo (Divulgação/Detran MT)

(Divulgação Detran MT)
(Divulgação Detran MT)

O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) está informando aos usuários, que não envia e-mails para os motoristas sobre suspensão do direito de dirigir ou sobre qualquer outro serviço prestado. Condutores têm procurado a autarquia dizendo que receberam e-mail dizendo estavam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com o direito de dirigir suspensos por terem acumulado 87 pontos.
Segundo o Detran-MT, todas as notificações são realizadas via Correios e publicações no Diário Oficial do Estado (DOE). Atualmente em Mato Grosso, o cidadão é notificado ao ultrapassar os 20 pontos na CNH.
O condutor pode verificar a pontuação da CNH pelo site institucional do Detran. Ao preencher o campo ‘Sua Habilitação’ com o número do Renach (sem a UF) e o CPF, é possível consultar todas as informações referentes ao documento. O aplicativo para celular ‘MT Cidadão’, no ícone do Detran, também dispõe dessa ferramenta.
De acordo com dados da Diretoria de Habilitação, em 2015 foram suspensas 420 CNHs por excederem a pontuação máxima permitida, que é de 20 pontos por ano. Em 2016, já são 718 habilitações suspensas.
Suspensão
A partir de 20 pontos é aberto o processo de suspensão. O condutor é, então, notificado via Correios para apresentar a defesa e, caso não compareça a uma unidade da autarquia, a informação é publicada no Diário Oficial do Estado. Só depois de 30 dias, caso o condutor não compareça, é que o processo corre a revelia.
Com G1 MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.