Comandante do Exército endurece acesso a armas e unifica cadastro junto com a PF

0

Acesso a armas terá maior rigor (Reprodução/Deic)

Acesso a armas terá maior rigor
(Reprodução/Deic)

O comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro tirou da gaveta mais uma medida que permaneceu quase dois anos esquecida pelos seus antecessores no cargo: a unificação dos cadastros de armas do Exército e da Polícia Federal.
O general assinou a portaria conjunta com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, para o compartilhamento de dados e informações entre o Sistema Nacional de Infotmações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas(Sinesp) e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas(Sigma) do Exército Brasileiro.
O Sinesp é um sistema mantido pelo Ministério da Justiça com dados da Segurança Pública no País, como o Banco Nacional de Boletins de Ocorrência. Ele é acessado pelas polícias estaduais e federais, que têm nele sua principal ferramenta para rastrear armas. Já o Sigma é o sistema que registra as armas dos chamados CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores), bem como as que pertencem aos militares das Forças Armadas e das Polícia Militares.
A falta de ligação entre esses sistemas era o que impedia que o Exército se adiantasse e pudesse cassar registros de colecionadores, atiradores e caçadores enrolados com a Justiça ou que permitisse que pessoas acusadas de crimes pudessem ter o registro de CAC e até comprar fuzis e outras armas (além de transportá-las sem registro), como ocorreu com o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). Jefferson usou um fuzil e granadas para atacar policiais federais que foram prendê-lo na véspera das eleições de 2022.
Após a prisão do ex-deputado, o Exército abriu um processo administrativo para verificar por que as armas de Jefferson, que estava com o registro de CAC suspenso, estavam no Rio quando deviam ter sido guardadas no Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *