Comitê flexibiliza algumas medidas restritivas
Em reunião na noite de ontem, o Comitê Gestor de Crise de Rondonópolis decidiu flexibilizar um poucos mais, algumas medidas sanitárias de segurança, em razão do baixo percentual de casos de coronavírus registrado no município, que é resultante da observância do uso de máscara facial e assepsia das mãos e do corpo, bem como do isolamento domiciliar.
Ficou decidido que a flexibilização definida ontem, será a partir de sexta-feira (8), depois da publicação de decreto específico pelo Prefeito.
Postos de combustíveis e feiras-livres
os postos de combustíveis poderão ampliar o horário de atendimento até as 20 horas, de segunda a sábado, somente, permanecendo fechados aos domingos.
Em relação às feiras-livres, poderão voltar ser comercializados cosméticos, artesanato e vestuário, com todos os feirantes fazendo uso de máscara facial, cumprindo o distanciamento de 1,5m com o clientes e oferecendo álcool gel, permanecendo a determinação que alimentos não poderão ser degustados no local, apenas para levar para casa.
Os feirantes que não observarem essas exigências, terão suas barracas ou boxes, interditados pela Prefeitura e até o alvará de funcionamento, suspenso.
Clubes e academias
Os clubes de lazer aquáticos permanecem proibidos de funcionar, sendo permitido somente a administração de aulas de natação às academias, com número reduzido de pessoas e usando máscaras protetoras.
Moto-táxis
Quanto aos moto-táxis, somente será permitido o retorno às atividades aos condutores que estão fora dos grupos de risco e igualmente para transporte de passageiros que não pertençam à faixa de restrições (idosos e outros).
Os moto-taxistas deverão estar com máscara de proteção e oferecer touca e álcool gel aos clientes, que também deverão estar com a proteção facial.
Aulas
Outra decisão tomada, é a de retorno – no dia 18 de maio – às aulas das escolas técnicas profissionalizantes e de Ensino Médio, para alunos com idade acima de 15 anos; medida esta, que será opcional a cada estabelecimento de Educação.
Já as unidades educacionais públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental, não têm previsão de retorno às atividades.
Decreto
Lembramos que está vigorando a partir de hoje, terça-feira, a determinação do Governo do Estado quanto à obrigatoriedade do uso de máscara de proteção por proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais, que deverão solicitar aos clientes o mesmo cuidado e a manutenção da distância de 1,5m, entre si.
No caso de descumprimento do decreto estadual, as empresas serão multadas e poderão ser interditadas. Já os clientes que se recusarem a usar o equipamento, poderão ser conduzidos à delegacia para que se expliquem à autoridade policial.
Entretanto, salientamos que a flexibilização não deve ser motivo para que os cuidados sanitários e de segurança sejam deixados de lado pela população, o que é imprescindível para que os índices de disseminação do coronavírus continuem em patamares controláveis, como vem se verificando.