Vacinas serão compradas pelas prefeituras (Divulgação)

Vacinas serão compradas pelas prefeituras
(Divulgação)

Apesar da apreensão que toma conta da cidade, quanto a disseminação da covid-19, ontem a Prefeitura de Rondonópolis divulgou que manifestou interesse em participar do consórcio nacional de municípios brasileiros, para a aquisição de vacinas contra o Sars-Cov-, diretamente dos laboratórios e sem intermediários.
A iniciativa, lançada esta semana, já conta com a adesão de 1.292 prefeituras, conforme lista divulgada da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) e o consórcio deverá ser instalado até o dia 22 deste mês.
Em Mato Grosso, além de Rondonópolis outros oito municípios aderiram ao consórcio: Cuiabá, Cáceres, Primavera do Leste, Diamantino, Nova Xavantina, Brasnorte, Alto Araguaia e Nova Lacerda.
A intenção da FNP é a de que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.
Estão sendo avaliadas três formas de se viabilizar a aquisição dos imunizantes: com recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais; e doações de investidores privados brasileiros.
Esperamos que, caso se opte pela doação por investidores privados, depois isso não se transforme em cobrança, de forma indireta, nos nossos lombos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *