Contran vai implantar CNH com chip
Conforme decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de janeiro do próximo ano a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de papel será emitida em formato de cartão de plástico com microchip, semelhante a um cartão de crédito convencional.
De acordo com o órgão, a proposta é que no futuro a nova CNH possa ser utilizada para outras finalidades. O condutor poderá usá-la, por exemplo, para pagar as tarifas do pedágio, metrô ou ônibus. O controle de acesso a prédios públicos, universidade e estacionamento, também poderá ser feito por meio do cartão inteligente.
Outra possibilidade futura é de usar o documento como identificação biométrica. O Contran explica que as digitais estariam carregadas dentro do chip e seriam utilizadas para validar a identidade em bancos e serviços públicos.
Adequação
Os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal têm até 1º de janeiro de 2019, para se adequar ao novo modelo da CNH.
Os condutores que já são habilitados, farão a troca da CNH no momento da renovação.
O órgão afirma, que os valores de emissão do documento são de competência dos Detrans dos Estados e do Distrito Federal.
Com Auto Esporte