“Cota Zero” nos rios de MT
Amanhã (02), a partir das 10 horas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estará promovendo audiência pública no auditório Licínio Monteiro, para debate sobre o projeto “Cota Zero” para a pesca amadora nos rios de Mato Grosso, apresentado através do PL 668/2019, de autoria do governo do Estado, que em seu artigo 18 proíbe em Mato Grosso a comercialização e o transporte de pesca amadora, por cinco anos, a partir de 2020.
A audiência foi solicitada pelo deputado Elizeu Nascimento (DC), para que a proposta seja melhor discutida com os pescadores amadores, antes se ser implantada. “Esse assunto é muito sério e tem que ser amplamente discutido e debatido, pois neste momento temos mais de 13 milhões de desempregados no país. Como parlamentar, acho que temos que buscar maneiras de aumentar o número de emprego em nosso Estado, não o contrário. Entre outras coisas, essa lei aumenta ainda mais a taxa de desemprego e tira do ribeirinho, muitas vezes, a única chance que ele tem de levar o alimento para casa”, frisou o deputado da Democracia Cristã.
Seria interessante, que antes de penalizar os pescadores amadores, o governo do Estado reforçasse a atenção sobre a pesca predatória que, infelizmente, burla a vigilância da Polícia Militar Ambiental e é praticada por pescadores profissionais vindos de outros Estados, a serviço de empresas que comercializam os peixes capturados nos rios mato-grossenses.
É frequente em Rondonópolis, se notar a passagem de caravanas de pescadores de outros Estados que além de estarem munidos de toda a tralha de pesca possível, também possuem freezers para o transporte dos peixes.