Crianças indígenas aprendem sobre a separação de materiais recicláveis
O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) promoveu uma programação com as crianças da Aldeia Tadarimana (da etnia Bororo), na região do Distrito de Nova Galiléia na manhã de ontem, com apresentação da coleta seletiva, dinâmicas e orientações.
As crianças e os professores da escola indígena puderam tirar dúvidas sobre o meio ambiente, materiais recicláveis, o atendimento da coleta seletiva e os serviços de limpeza nas comunidades. Receberam também informações, sobre alternativas para separar os resíduos orgânicos e recicláveis.
De acordo com os coordenadores da escola, nos últimos anos foram realizadas diversas palestras de conscientização com os índios, para melhorar a limpeza no local e alertar sobre a poluição e as preocupações com o meio ambiente. Com o projeto de educação ambiental que está acontecendo pela cidade, surgiu a oportunidade de levar a equipe do Sanear para instruir as crianças sobre a importância de separar os materiais recicláveis e diminuir a quantidade de lixo que é produzido na aldeia.
O coordenador da escola indígena, Marcelo Coguieta, ressaltou também que os trabalhos de educação ambiental para as crianças vêm sendo desenvolvidos e que é necessário que as orientações recebidas sejam colocadas em prática. “A colaboração dos jovens é de grande importância para ajudar na participação das famílias em separar corretamente os materiais, que serão reaproveitados e não precisam ir para o lixo”.
Os trabalhos de orientação sobre a coleta seletiva estão acontecendo em diversos locais da cidade, com reuniões, informativos e divulgações. As palestras da equipe podem ser solicitadas ao Sanear para alcançar colaboradores de empresas, reuniões de jovens, membros de igrejas e demais grupos interessados.