Cuidados com a higiene nos serviços delivery
Conforme a Organização Nacional da Saúde (OMS), o coronavírus pode sobreviver cerca de três horas no ar em ambientes fechados, passando para 24 horas em superfícies de papel e chegando a 2 ou 3 dias em aço inox ou plástico, além de que o uso de materiais comuns como embalagens de produtos, que chegam pelo sistema delivery (entrega a domicílio) é propício à transmissão do vírus.
Diante disso o Procon-MT ressalva que os consumidores que estão em isolamento social e também os fornecedores (entregadores) devem redobrar a atenção, para evitar a proliferação do Covid-19 e também o contágio, observando cuidados de higiene.
As orientações para ambos, são:
Consumidor
– Evite contato corporal com o entregador, como aperto de mão, por exemplo;
– Certifique-se de que suas mãos estão limpas, quando for atender a entrega;
– Ao realizar pagamento em dinheiro, se possível, separe o valor exato da compra para evitar o manuseio de outras cédulas;
– Quando o pagamento for por cartão, prefira que só você tenha contato com ele e logo depois o higienize;
– Quando for retirar os alimentos de suas embalagens originais, coloque frutas, verduras e legumes em potes fechados ou em sacos próprios para refrigerador;
– Embalagens de alimentos, como latas e plástico, por exemplo, devem ser lavadas. Outra opção é borrifar uma solução de hipoclorito ou uma diluição de água sanitária, os guardando quando estiverem secos;
– Depois que a mesa onde você limpou os produtos for esvaziada, limpe-a com água e sabão e borrife álcool 70 ou uma solução de água sanitária e água e deixe secar;
Fornecedor/entregador
– Esterilize os materiais de trabalho, como máquina de cartão, veículo, capacetes e mochilas;
– Evite contato físico com o cliente;
– Evite levar a mão ao rosto, entre uma entrega e outra;
– Higienize as mãos, antes e depois de realizar as entregas;
– Lembre ao consumidor, sobre a importância de limpar as embalagens antes de utilizar os produtos;
– Tenha cuidados de higiene como não pegar em dinheiro antes de entregar o produto e evitar manusear demais as máquinas de cartão;
– Nos estabelecimentos, é necessário que tenha alguma maneira de higienização dos funcionários que saem para realizar as entregas, como sabão para lavar as mãos e/ou álcool em gel.