Cuidados para evitar a disseminação e contaminação em supermercados

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(Ilustrativa/Herculano Barreto Filho/UOL)

O uso de máscaras também é recomendado (Herculano Barreto Filho/UOL)

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), vinculada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), disponibilizou orientações para evitar a disseminação do coronavírus nos supermercados.
Segundo o material, neste momento de isolamento social, é indicado que os consumidores saiam de seus lares apenas quando for estritamente necessário, como no caso de compras em supermercados.
Confira as orientações, para que todos se protejam neste tipo de ambiente:
Consumidores
– Distanciamento físico de um metro e meio, evitando aglomerações ou agrupamento de pessoas nas gôndolas e especialmente nas filas;
– Cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar, evitando também a comunicação muito próxima, abraços, apertos de mãos e levar as mãos ao rosto;
– Aqueles que se enquadram em grupos de risco, devem dar preferência aos serviços de entrega. Havendo necessidade de se deslocarem aos supermercados, indica-se que esta atividade seja realizada em horários alternativos, de menor fluxo;
– Se possível, não levar as crianças ao supermercado;
– Comprar, de maneira racional e  sem exagero ou mesmo para estoque, evitando o desabastecimento e permitindo assim, que mais consumidores tenham acesso aos produtos.
Estabelecimentos
– Limpeza e desinfecção dos objetos de uso coletivo, como banheiros, cestas, carrinhos, gôndolas, botões de emissão de tickets de estacionamento, esteira do caixa e após a utilização das máquinas de pagamento;
– Mensagens sonoras, por sistema de som ambiente, informando as medidas de contágio e de prevenção;
– Disponibilização de locais para a higienização dos consumidores (por exemplo: lavatórios de fácil acesso, com sabão e papel descartável para secar as mãos);
– Indicação visual no chão próximo aos locais com fila, demarcando a distância física recomendada pelas autoridades de um metro e meio;
– Barreiras físicas nos caixas e em locais de atendimento com contato direto, protegendo a saúde dos funcionários e dos consumidores.
Da Redação com Procon-MT

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