Eike Batista é incluído na lista de foragidos da Interpol
O empresário Eike Batista, passou a ser considerado foragido da Justiça brasileira e seu nome foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, o que possibilita sua prisão por qualquer força policial do país em que esteja.
O mandado de prisão para Eike foi expedido pela Justiça Federal hoje como parte da operação Eficiência, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro desviado de obras públicas, liderado no período de 2007 a 2014, pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que teria ocultado cerca de 100 milhões de dólares no exterior, de acordo com as investigações da Polícia Federal(PF).
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, decretou a prisão do empresário por considerar que Eike mentiu, ao prestar depoimento ao Ministério Público Federal (MPF). Segundo as investigações, ele pagou US$ 16,5 milhões (cerca de R$ 52 milhões) em propina a Cabral, em troca de facilitações para fechar contratos públicos no Rio.
Réu na Operação Lava Jato, Sergio Cabral está preso desde novembro do ano passado, no Complexo de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro.
Eike Batista teria embarcado para Nova York (EUA) na terça-feira (24), apresentando passaporte alemão.
Com G1 e Reuters