Emissão da Carteira de Identidade Nacional em MT tem prazos reduzidos
O prazo para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Mato Grosso, passou de dois meses para, em média, duas semanas na Capital, enquanto no interior o tempo é de 17 dias. O documento é emitido pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A redução do prazo deve-se à união de esforços dos servidores da Politec de vários setores da Capital e do interior do Estado, para o processamento e análise das solicitações.
Mato Grosso está entre os três estados brasileiros, com a maior quantidade de emissões de documentos no novo modelo. Segundo dados da Politec, cerca de 18% da população do Estado já possui a CIN.
De janeiro a dezembro deste ano, a Politec expediu 391.191 documentos de identidade. Em todo o país, mais de 17 milhões de brasileiros já solicitaram o “novo RG”.
A população têm até o ano de 2032 para fazer a troca do documento pela nova identidade, sendo que a 1ª via é gratuita. Atualmente, a CIN é emitida em todo o país. Mais informações, podem ser acessadas no gov.br/identidade.
Em Mato Grosso, o documento pode ser solicitado em um dos 150 postos de identificação, próprios ou conveniados (clique AQUI, para saber o endereço). Para solicitar o novo documento, é necessária a apresentação do número do CPF e das originais das certidões de nascimento ou casamento, ou as cópias autenticadas dos mesmos.
Uma das principais mudanças é a adoção do CPF como o número do registro nacional, o que significa que, independente de qual Estado da Federação o documento seja emitido, o cidadão manterá sempre o mesmo número em seu registro.
Desde a sua implantação, em março de 2023, mais de 700 mil pessoas já solicitaram o novo modelo de identidade. Mato Grosso foi pioneiro na implantação da CIN no modelo cartão. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é disponibilizada à população na versão física (cédula de papel de segurança e cartão de policarbonato) e também na versão digital.
O formato digital pode conter outros dados opcionais que o requerente deseja incluir no documento, como Nome Social, Grupo Sanguíneo e Fator RH, DNI (Documento Nacional de Identificação), CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), NIS/PIS/PASEP, Certidão Militar, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Título de Eleitor, Número do Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Símbolos Internacionais de Acessibilidade (disponível na versão física).
A versão digital da CIN pode ser obtida através do aplicativo do Governo Federal. No primeiro acesso ao aplicativo, é necessária a conclusão de todas as etapas do cadastro para a obtenção do selo de confiabilidade “prata” ou “ouro”. A CIN digital poderá ser obtida clicando no botão “carteira de documentos’’.
Para o ano de 2025, a Politec pretende melhorar ainda mais os serviços de identificação civil ao cidadão, com a atualização do Sistema de Identificação Civil (SIC), ampliação da digitalização do acervo de prontuários civis, o que potencializará a utilização do Sistemas Automatizados de Identificação Biométrica (Abis).
Também está prevista a entrega de funcionalidade para a emissão da 2ª via da CIN online, viabilizada por meio do Programa de Transformação Digital, previsto para estar disponível para a população ainda no primeiro semestre do próximo ano.