Encontro Mato-grossense de ILP se torna referência no Centro-Oeste

0

A quarta edição do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), realizado pela Aliança SIPA, ocorreu em Rondonópolis (MT) nos dias 8 e 9 de abril, onde foi abordado o tema “Integrando: Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade”.
O evento, que se consolida como uma referência no Centro-Oeste brasileiro, visa promover e difundir o avanço de Sistemas Integrados, em escala mundial. A programação de palestras foi dividida em três grandes painéis: ‘Sustentabilidade’, ‘Gestão’ e ‘Intensificação Sustentável’, temas fortemente ligados à proposta de discussão e debates do encontro.
Dia de Campo
No sábado (09), os participantes do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária, se deslocaram até o dia de campo na Fazenda Guarita, às margens da BR-163. A programação contou com a apresentação de resultados de pesquisas na área experimental da Fazenda Guarita, com protocolos de Sistemas Integrados ambientados para a realidade mato-grossense com foco em Adubação de Sistemas, e finalizando com um espaço para debate e perguntas dos presentes.
O responsável pela organização do evento, o professor Edicarlos Damacena de Souza, integrante também do corpo técnico da Aliança SIPA, avaliou os dois dias do Encontro. “Para nós foi muito gratificante, pois foram momentos muito proveitosos, com a presença de muitos produtores, técnicos e estudantes, onde pudemos discutir temas que estão sendo altamente debatidos, como a sustentabilidade, a gestão e os Sistemas Integrados. Então o balanço com o feedback das pessoas, com o volume de perguntas qualificadas e de interação é muito positivo, e nos motivam a dar continuidade nisso para os próximos anos”, destacou.
A edição 2022 do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária recebeu caravanas e grupos de diversos estados, como Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás, além das cidades de Tangará da Serra, Cuiabá e do norte de Mato Grosso.
O IV Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária contou com o apoio do Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Programa Rural Sustentável Cerrado, Programa Global REDD Early Movers Mato Grosso (REM MT), Senar-MT, Santa Rita Sementes, Aprosmat, Ambios, Boa Forma Sementes, Yara Brasil, Agroceres/Novanis, Agrobiológica, De Heus, UHF Fertlizante/Fertipar, Microgeo, Agoro Carbon Alliance e Fundação Agrisus.
Aliança SIPA
A Aliança SIPA é uma iniciativa sem fins econômicos e lucrativos que promove a cooperação entre os setores público e privado, para a pesquisa e a difusão de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, sob pilares da intensificação sustentável.
Ela é liderada pelo Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo Núcleo de Inovação em Tecnologia Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), reconhecidos por sólida produção técnico-científica e larga experiência na pesquisa em SIPA e capacitação de recursos humanos.
Cairo Lustoza/Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *