Entrega do Pré-Sal e da Embraer
Enquanto o País se divide politicamente, com a extrema direita querendo retroceder e voltar ao velhos tempos de exceção, e a esquerda recebe apoio incondicional do povo, para a volta da democracia e do crescimento, o governo golpista de Michel Temer abriu o Pré-Sal e a aquisição de cotas societárias de empresas estatais ao capital estrangeiro, entregando apressadamente e de bandeja, a exploração de nossas riquezas e de empresas estatais conceituadíssimas no mercado internacional, como é o caso da Embraer.
No dia 28 de setembro, o governo golpista realizou o último leilão na 5ª Rodada de Partilha do Pré-Sal (que finaliza a venda de 70% de toda a área petrolífera), que terá a vigência de exploração por 35 anos, por empresas como a Chevron, ExxonMobil, Shell, Total e a chinesa CNOOC.
Transferência de tecnologia
Paralelamente, a empresa americana Boeing corre para acelerar a transferência de tecnologia e produção da Embraer para os Estados Unidos, onde deverá ser montada instalação de uma linha de produção do cargueiro militar KC-390, fabricado pela Embraer e considerado uma das obras-primas da aviação mundial. O setor de aviões militares não fazia parte do acordo original de venda da Embraer, mas como o governo golpista o Brasil perdeu a soberania e a empresa americana alastra seus tentáculos, tende a absorver a integralidade da empresa brasileira. Com isso, voam para os EUA empregos, produção e tecnologia.
O KC-390 é um dos projetos aeronáuticos mais elogiados do mundo. Ainda em fases de testes e certificação, ele atende a funções múltiplas em logística e pode ser usado para transporte de cargas, abastecimento, remoção de feridos e mais uma série de aplicações complexas.
Da Redação com Brasil 247