Esclarecimentos sobre o aumento nas contas de água
Durante reunião na manhã de ontem (19), realizada na Câmara Municipal de Rondonópolis, a diretora-geral do Serviço de Saneamento Básico de Rondonópolis – Sanear, Terezinha Souza, acompanhada do gerente de manutenção, Hermes Ávila, e da gerente administrativa-financeira da autarquia, Antonieta de Almeida, prestou esclarecimentos aos vereadores, quanto ao aumento das tarifas verificado em algumas contas de água dos munícipes.
As reclamações chegaram aos vereadores por meio das redes sociais e a maioria foi de moradores que tiveram os hidrômetros de suas casas substituídos por equipes do Sanear, que constataram após, que os valores haviam triplicado de uma conta para outra, apesar do consumo ter permanecido o mesmo.
Os diretores da autarquia explicaram que não houve aumento na tarifa de água, mas sim a aplicação de índice de correção inflacionária no mês de março desse ano, que é determinado por lei, colocando ainda, que essa mudança no valor pode ter sido causada por alguns fatores, entre eles a ligação de esgoto de muitos bairros que ainda não contavam com esse benefício e também a troca de hidrômetros de residências, que já tinham mais de dez anos de uso.
“A norma diz, que os hidrômetros têm que ser trocados a cada cinco anos. E nessa troca que ocorreu, verificamos que existiam alguns com mais de 13 anos, que não marcavam o consumo correto pelo consumidor. Ao ser colocado um hidrômetro novo, o equipamento passou a registrar de forma correta e, por isso, houve o aumento na fatura”, esclareceu Terezinha Souza.
A reunião durou cerca de duas horas e várias dúvidas e informações sobre os trabalhos da autarquia, foram repassadas aos vereadores.