FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína
Um avião bimotor com cerca de 500 quilos de cocaína foi interceptado ontem, no interior de Goiás, por um avião A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB, a Polícia Federal (PF) e órgãos de segurança pública.
Hostil
Segundo nota divulgada pela Aeronáutica, o avião decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT), com destino a Santo Antonio Leverger (MT). O piloto da FAB comandou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO). Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu, sendo classificado como hostil.
Tiro de aviso
O A-29 da FAB executou um tiro de aviso para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da Defesa Aérea e voltou a comandar o pouso obrigatório. O bimotor novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás. Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e fez buscas no local.
O avião foi removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara.
A droga apreendida foi encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia (GO).
Fazenda arrendada pelo Grupo Amaggi
A Fazenda Itamarati Norteestá arrendada ao Grupo Amaggi, cujo acionista principal é senador licenciado e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP).
Na região, são 200,4 mil hectares em 19 fazendas próprias da Amaggi e 51,9 mil hectares arrendados do Grupo Itamarati, do empresário Olacyr de Moraes, em Campo Novo do Parecis (MT).
Com Agência Brasil/Plantão Brasil