Lockdown poderá ser decretado

Após se reunir com os deputados estaduais, no início da noite de hoje, o governador Mauro Mendes (DEM) decidiu que serão  antecipados cinco feriados para todo o Estado, como medida para barrar a disseminação do coronavírus.
A decisão segue amanhã para a Assembleia Legislativa, para ser votada e aprovada por unanimidade.
Com isso, Mato Grosso terá um “superferiado” já a partir da sexta-feira (26) até o dia 04 de abril, portanto por um período de 10 dias consecutivos, válido para que os trabalhadores de serviços não essenciais permaneçam em suas casas, numa espécie de lockdown de curta duração.
A paralisação de atividades nos 141 municípios irá antecipar os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversários municipais.
Até o início do “superferiadão” vigora o decreto que limita a atividade comercial e implanta o toque de recolher após as 21h , mas já no sábado (27)  a circulação de pessoas e veículos nas ruas passa a ser proibida, diuturnamente, com reforço na fiscalização e montagem de barreiras nas entradas e saídas de cada cidade, ocorrendo também patrulhamento na zona rural.
Pelo que se subentende haverá um “fecha tudo”, inclusive em relação a estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, como mercados e supermercados.
Além da Fecomércio, participaram da discussão para a adoção dessa medida, a Ordem dos Advogados do Brasil/MT, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho, além da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e da Famato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *