Férias escolares
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Rondonópolis, as férias escolares do meio do ano terão início no dia 15 se prolongando até o dia 30 deste mês, com todas as escolas e creches da Rede Municipal de Educação (RME) suspendendo suas atividades, atingindo 23 mil alunos matriculados.
A gerente da Divisão de Redimensionamento, Legislação e Normas da RME, Maria Helena São Miguel Garcia Monteiro, explica que tanto creches – que atendem crianças de seis meses até três anos – como as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, seguem a mesma legislação e, por isso, também entram em recesso escolar.
Frequência
Maria Helena faz um alerta às famílias sobre a obrigatoriedade da frequência escolar para alunos de quatro anos acima, pois nessa idade o ensino é obrigatório e a criança precisa ter pelo menos 75% de frequência escolar. “A importância de manter a frequência na escola, é a de não trazer prejuízos em ensino-aprendizagem dos alunos. Mesmo que o ciclo escolar tenha progressão, o aluno que não mantém frequência será o maior prejudicado, porque terá problemas na aprendizagem. A frequência é, portanto, primordial desde as crianças da Educação Infantil (quatro e cinco anos) como as do Ensino Fundamental”, reforça ela.
Em relação à obrigatoriedade da frequência escolar, o blog sugere à Semed que seja feita uma parceria com o Conselho Tutelar, no sentido de verificar o cumprimento dessa exigência legal, pois temos recebido denúncias de que há crianças fora da escola, no bairro Jardim Liberdade, o que pode estar ocorrendo também em outros bairros da cidade.
O que é gravíssimo!