(Ilustrativa/Jaelson Lucas/ANP)

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Mato Grosso terá uma ferrovia estadual integrada ao sistema ferroviário federal e interligando os modais logísticos do Estado, reduzindo assim o custo para transporte da produção, com mais competitividade e maior circulação de produtos e se constituindo num marco não só para o agronegócio, mas para as indústrias, comércio e a geração de empregos.
O projeto – com 700 km de extensão – foi anunciado ontem pelo governador Mauro Mendes (DEM) e vai interligar Cuiabá a Rondonópolis e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, com investimento na ordem de R$ 12 bilhões pela empresa que vencer a licitação, que poderá operar por 45 anos.
A previsão é que a construção da ferrovia gere um total de 235 mil empregos, entre diretos, indiretos, temporários e os gerados pelo efeito-renda, por conta do desenvolvimento econômico que a obra vai trazer.
A obra será iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.

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