Fiscalização apreende armas de fogo, redes e tarrafas na região do Araguaia
Operação conjunta abrangeu os rios Araguaia, Fontoura, Crisóstomo e Tapirapé
Em operação contra pesca predatória nos rios Araguaia, Fontoura, Crisóstomo e Tapirapé, na região do Araguaia, a fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), com apoio da Polícia Militar de Proteção Ambiental (PMPA), apreendeu armas de fogo e apetrechos de pesca.
Na ação foram detidos três homens, que foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Barra do Garças.
A operação, coordenada pela Unidade Desconcentrada de Confresa, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (DUD/Sema-MT), aconteceu entre os dias 9 e 13 de maio e teve a parceria da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental do Araguaia, sediada em Barra do Garças.
Apreensões
Foram apreendidas pela equipe de fiscalização, oito redes de pesca e três tarrafas no rio Araguaia e 4 armas de fogo, 3 no rio Tapirapé e uma no rio Fontoura.
Fiscalização
A SEMA realiza fiscalização constante em todas as regiões do Estado em operações embarcadas e em barreiras terrestres, como forma de coibir a pesca predatória com o uso de rede, tarrafa e outros métodos ilegais.
Denúncias
A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelo 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da SEMA.
Quem se deparar com algum crime ambiental, também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.