Funcionamento do Incra em Rondonópolis

0

(Matusalém Teixeira)

(Matusalém Teixeira)

Amanhã (17), o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Genilton Pereira, irá se reunir em Cuiabá com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ivanildo Teixeira Thomaz, para tentar finalizar o termo de cooperação técnica para a nomeação de um novo gerente para a unidade de Rondonópolis.
Segundo o secretário, a atual gestão elaborou uma minuta do termo de cooperação e encaminhou para o jurídico do Incra da Capital, estando no aguardo do parecer jurídico deles.
Enquanto isso, a base de Rondonópolis segue funcionando com dois servidores.
Todo o esforço está sendo feito de acordo com a determinação do prefeito José Carlos do Pátio de não deixar fechar o Incra, uma vez que a base avançada foi aberta em 2018, após muitos anos de luta, atendendo as demandas de uma média de seis mil famílias na região.
Atualmente a Prefeitura arca com 90% das despesas, como aluguel, custos telefônicos, pagamentos de salários aos servidores, entre outros, garantindo a manutenção da unidade.
“Estamos dispostos a arcar com 100% dos encargos da base, porque não podemos permitir o sacrifício do pequeno produtor”, destacou o prefeito Zé Carlos do Pátio.
Uma comitiva esteve em Brasília em agosto deste ano, participando de audiência na sede do Incra com presidente da autarquia federal, João Carlos de Jesus Corrêa, debatendo sobre a base avançada no município.
Na oportunidade, foi entregue um documento solicitando a transição da base avançada do Incra para uma unidade gestora, garantindo assim maior autonomia nas ações administrativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *