Gaeco cumpre mandados por suposto desvio de mais de R$ 3 milhões na Secretaria de Saúde de Sorriso

0

(Reprodução)

(Reprodução)

Na manhã de hoje, equipes de Cuiabá e Cáceres do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e Cáceres, deflagraram a Operação Hígia, para cumprimento de mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, relacionados a suposta fraude na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso (médio norte de Mato Grosso).
A operação apura a prática de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria Municipal e empresas privadas, num valor estimado em mais de R$ 3 milhões.
Estão sendo apreendidos documentos, computadores, notebooks, tabletes, celulares e também dispositivos de armazenamento de dados, além da quebra de sigilo de dados dos arquivos de áudio, vídeo, imagens, documento e arquivos de texto, registro de chamadas discadas, recebidas e não recebidas, mensagens enviadas e recebidas por WhatsApp, SMS e outros aplicativos semelhantes, dos dispositivos encontrados no local, bem como discos rígidos.
Além da busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, também um mandado foi expedido pelo juiz Anderson Candiotto incluindo as casas do ex-secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, da Samantha Nicia Rosa Chocair, sócia-administradora das empresas Chocair Consultórios e Clínica Bem Estar Ltda (Sociedade Empresária Limitada), e do pai dela, José Constantino Chocair.
O procurador jurídico da prefeitura de Sorriso, Daniel Melo, disse que a busca e apreensão foi executada na sala que era utilizada pelo apoio judicial. “Como todos têm conhecimento, num passado muito recente fizemos a denúncia de supostas irregularidades que encontramos na secretaria de Saúde junto ao Gaeco, e hoje o Poder Judiciário defere o mandado de busca e apreensão exatamente na sala que era do apoio judicial, que era o apoio dado por aquele pessoal que supostamente cometeu alguns atos criminosos”, disse ao site.
O nome da operação refere-se à deusa Hígia, da preservação da saúde, conforme a a mitologia grega.
Nota à Imprensa
A Prefeitura confirmou a realização da operação na Secretaria de Saúde e Saneamento e encaminhou a seguinte Nota à Imprensa:
“A Prefeitura de Sorriso confirma que integrantes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) estão nesse momento na Secretaria de Saúde e Saneamento cumprindo um mandado de busca e apreensão no gabinete do secretário bem como na sala do departamento de apoio judicial da pasta. Segundo o prefeito Ari Lafin, o Município esperava ansiosamente pela vinda do Gaeco há dias, visto que foi a própria Administração Municipal, que, diante dos casos de notas duplicadas, ofereceu denúncia ao Ministério Público.
Vale ressaltar que a sala de apoio judicial estava fechada desde a denúncia, data em que o ex-gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, havia entregue a chave do espaço à Promotoria Pública, tendo sido aberta somente no início desta manhã (28) pela equipe do Gaeco. Matérias eletrônicos e de arquivos permaneceram na sala.
A Administração Municipal está aberta e espera que com a vinda do Gaeco toda a situação seja esclarecida o quanto antes, pois a população de Sorriso merece ter todas as respostas; visto que trata-se da saúde física e mental de muitas pessoas que sofreram perdas diante de atos ilícitos praticados.
“Aguardamos pela continuidade do processo e pela completa elucidação de todos os fatos; agradecemos muito a vinda da equipe do Gaeco que será fundamental na conclusão desse processo.
Ari Lafin – Prefeito Municipal de Sorriso”
Da Redação com Portal Sorriso MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *