Gilberto Cattani chama animais do Pantanal de “pragas” e propõe caça legal

Projeto de Cattani é insconstitucional (Uno Imagens)

Projeto de Cattani é insconstitucional
(Uno Imagens)

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado, esta semana, um projeto de lei para legalizar a caça esportiva de animais em Mato Grosso, que abriga a região do Pantanal.
A jornalistas, Cattani disse que “qualquer ambientalista contra isso, não é ambientalista”.
Segundo o parlamentar, “temos espécies que estão virando praga no nosso estado, como o porco do mato, ele está sem controle biológico”. Outro animal citado por Cattani foi o javali, único que atualmente pode ser alvo de caça por determinação legal.
“Existem fazendas de caça, elas são muito lucrativas e mantêm o bioma intacto. Imagina as fazendas no Mato Grosso que são viáveis economicamente e ambientalmente, com a biodiversidade em pé”, falou.
O projeto foi questionado por outros colegas, como Janaina Riva (MDB), deputada estadual. Em conversa com jornalistas, ela disse que a proposta “é inconstitucional, porque trata ao contrário da lei federal. A Assembleia não tem poder para reverter hoje, a Lei da Caça”.
Além disso, a deputada disse que a ideia é um retrocesso. “Hoje se fala na preservação, dos cuidados aos animais, do zelo e proteção”, completou.
Cattani negou que seu projeto seja inconstitucional. “Ele não diz qual animal deve ser caçado, como e quais as regras, porque dá essa autonomia ao Executivo, para que faça estudos e projeto para caça esportiva”, disse.
Fonte: UOL/Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f