Governador assegura construção de hospital de câncer em Rondonópolis
“Viemos trazer a proposta para construção de um centro de diagnóstico e estamos saindo com a palavra do governador Mauro Mendes, para a construção de um centro de tratamento oncológico”, comemorou o deputado Ondanir Bortolini, Nininho, (PSD) ao fim da reunião no Palácio Paiaguás, na tarde de ontem (10).
Além do chefe do Executivo mato-grossense e do parlamentar responsável pelo agendamento da reunião, também participaram do encontro prefeitos e vereadores de diversos municípios da região Sul e Vale do Araguaia, os deputados federais Carlos Bezerra (MDB) e Neri Geller (PP); presentes também o senador Carlos Fávaro (PSD) e o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo.
De início, a proposta levada a discussão com o governador Mauro Mendes visava construção de unidade para diagnóstico de câncer, em parceria com o Hospital do Amor, sediado em Barretos (SP), a exemplo de outras vinte em funcionamento no país, uma delas em Mato Grosso, no município de Sinop. O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, inclusive já adiantara o projeto de engenharia e a doação de terreno com área de 15 mil metros quadrados.
O resultado do encontro foi além do que era esperado. O governador entendeu a necessidade de atendimento a pacientes oncológicos do sul mato-grossense e região do Araguaia, que hoje precisam se deslocar até a cidade do interior paulista para tratamento.
Mauro Mendes propôs então a viabilização de parceria para a construção de uma unidade com estrutura não apenas para diagnóstico oncológico, mas também para tratamento de câncer – enfatizou, porém, a necessidade de planejamento prévio detalhado não apenas do espaço físico, assim como de equipamentos necessários, recursos humanos e da administração futura da unidade hospitalar.
De pronto, o prefeito de Rondonópolis garantiu a doação de uma área maior – com pelo menos 40 mil metros quadrados – para a construção do hospital.
Bastante satisfeito com o compromisso assumido pelo governador, o deputado Nininho destacou a necessidade de parcerias com o empresariado da região, assim como a destinação de emendas parlamentares estaduais e federais para a viabilização do projeto.
Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir ao governador a disponibilização de uma unidade móvel – caminhão – devidamente equipada para a realização de diagnósticos em câncer de mama para atendimento imediato à população daquelas regiões – mais uma vez conseguiu apoio de Mauro Mendes, que garantiu o atendimento à solicitação já para o próximo mês.
Secom/ALMT