Governo autorizou hoje, mais um aumento no diesel
Apesar da paralisação de 700 mil caminhoneiros autônomos deflagrada ontem no país todo, o governo golpista de Michel Temer (MDB) autorizou mais um aumento nas refinarias, de 0,97% sobre o óleo diesel, a partir de hoje (22).
Revide
O produto já acumula alta de 56% nos últimos 10 meses e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCam) entende o novo aumento do combustível como um desaforo a todos os trabalhadores brasileiros e promete revidar, fortalecendo as paralisações da categoria e incentivar que outros grupos de trabalhadores, também passem a aderir ao manifesto.
Os caminhoneiros reivindicam que as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sejam zeradas, além da isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. Os caminhoneiros autônomos dizem estar no limite e afirmam que uma carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo do frete.
Na parte mais fraca da corda está a população, que será a maior prejudicada em razão de que com a continuidade da paralisação, há o risco de começar a faltar produtos no mercado, principalmente gêneros alimentícios.
Contraponto
Paralelamente ao anúncio do reajuste de hoje, a Petrobras anunciou que irá reduzir amanhã (23), os preços do diesel (1,54%) e da gasolina (2,08%) nas refinarias.
Da Redação com Brasil 247