Governo de MT decreta situação de emergência por 180 dias

0

Incêndio florestal na zona rural de Poconé (MT) (Gustavo Basso)

Incêndio florestal na zona rural de Poconé (MT)
(Gustavo Basso)

Foi publicado ontem na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), decreto do Governo de Mato Grosso, declarando por 180 dias situação de emergência devido à seca severa e aos incêndios florestais que atingem diversas regiões do Estado, sobretudo no Bioma Pantanal.
O Decreto nº 989/24 autoriza que as autoridades competentes, coordenadas pelo Governo Estadual, adotem todas as medidas necessárias à prevenção e ao combate aos incêndios florestais, como a compra de bens e materiais, com dispensa de licitação.
Paralelamente, a Defesa Civil Estadual também deverá adotar as medidas administrativas necessárias, para garantir o reconhecimento federal da situação de emergência em Mato Grosso, possibilitando o recebimento de ajuda complementar e recursos da União para o combate aos incêndios.
A medida leva em consideração as condições climáticas e meteorológicas adversas em Mato Grosso, de estiagem prolongada, altas temperaturas, ondas de calor, baixa umidade relativa do ar e ventos intensos, que criam condições favoráveis à ocorrência dos incêndios, bem como os prognósticos que apontam a continuidade desses fenômenos.
Incêndios florestais
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu mais de 70 incêndios florestais no Estado, e segue combatendo outros 27 incêndios, conforme a última atualização divulgada no boletim informativo do CBMMT na noite de quinta-feira (29).
No combate ao fogo atuam 169 homens em campo, com apoio de cinco aviões, um helicóptero, 55 viaturas, entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *