Identificada a causa da mortandade de peixes

0

Peixes foram esmagados pelas turbinas (Itinews)

A responsabilidade pelos inúmeros peixes mortos que apareceram boiando no Rio Itiquira na semana passada, foi creditada ao sistema operacional da Usina Hidroelétrica de Itiquira (UHE), através de perícia realizada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), a pedido do Ministério Público Estadual (MPE).
A perícia apontou que o que provocou o dano ambiental, que matou cerca de 400 exemplares adultos de Cachara, foi que eles teriam ficado presos em locas, em razão do fechamento das comportas da UHE.
Conforme Nelson Flausino Junior – Biólogo, Mestre em Ecologia e doutorando em Zoologia e Genética de Peixes, que atua no CAOP – com o fechamento das comportas da usina, no período de 04 a 14 de dezembro, os peixes que haviam migrado rio acima para se reproduzir, acabaram ficando presos em locas, em razão da oscilação do nível do rio para controle do fluxo da água que passava pelas turbinas.
Segundo a empresa que opera a usina, as turbinas pararam de funcionar nesse período para limpeza autorizada pela Eletrobrás e a Operadora Nacional de Sistema (NOS), causando
O promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga, responsável pela apuração do caso, está aguardando a conclusão do laudo, para análise e adoção das medidas legais cabíveis. “O dano ambiental em questão, causou grande comoção nas pessoas e a justa expectativa de que o seu causador, que poderá ser apontado após a conclusão do laudo pericial, seja responsabilizado com o rigor aplicado a quem causa esse dano em plena piracema. Fatos como este, devem servir de estímulo para que a população reflita sobre os impactos ambientais dos empreendimentos hidrelétricos — seja daqueles já instalados e não inteiramente compensados; seja dos novos empreendimentos que se pretendem instalar”, destacou o membro do MPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *