Imprensa esportiva perde Gilson Lira
A imprensa esportiva de Rondonópolis ficou mais pobre na madrugada de hoje, com o falecimento do ex-jogador de futebol, narrador e comentarista esportivo, Gilson Lustosa de Lira (Gilson Lira), por complicações de saúde, ocorrido na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, onde estava internado há vários dias.
Natural de Natal (RN), Gilson Lira (69 anos) se destacou também como escritor, tendo publicado mais de 20 livros de poesias, crônicas do dia a dia, sonetos, pensamentos e rimas, trovas e história em versos, além de educador – foi professor e diretor da Escola Estadual Marechal Dutra, em Rondonópolis e em várias escolas de Várzea Grande (MT), depois que deixou a profissão de jogador de futebol.
Trajetória
Jogador desde os 12 anos, Gilson Lira atuou nos campos por mais de 20 anos, começando sua carreira em Cachoeiras de Macacu (RJ), jogando pelo Cachoeirense, Onze Unidos, Independente e Ipê. Jogou também no Bom Jardim no campeonato Friburguense, nas categorias de base do Fluminense, e como profissional teve passagens pelo Bangu (RJ), Grêmio de Maringá (PR), Náutico (PE), Galícia (BA), ABC (RN), Grêmio Anapolino (GO), Operário de Várzea Grande (MT) e Comercial de Campo Grande (MS).
Rondonópolis
Considerado um dos principais artilheiros do futebol de Mato Grosso, na década de 70, Gilson atuou também pelo União Esporte Clube (UEC), tendo sido depois, treinador da equipe e também da Sociedade Esportiva Vila Aurora (Tigrão da Vila).
Na sua trajetória como centroavante, Gilson Lira marcou mais de 600 gols.
Gilson Lira era separado e deixa três filhos: Bárbara, Diego e Igor.
O velório será nas capelas funerárias São José, próximo ao Corpo de Bombeiros.
A Sociedade Esportiva Vila Aurora emitiu a seguinte nota de pesar, sobre o falecimento de Gilson Lira:
“Nota de Pesar
A Sociedade Esportiva Vila Aurora manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-jogador Gilson Lustosa de Lira considerado um dos principais artilheiros do futebol matogrossense na década de 70. Gilson Lira, como era conhecido tinha 69 anos. Lira faleceu nesta madrugada e estava internado na UTI da Santa Casa de Rondonópolis.
Depois que deixou os campos como jogador, chegou a atuar como treinador do União Esporte Clube e Vila Aurora. Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Gilson Lira iniciou carreira no futebol aos 12 anos em Cachoeiras de Macacu (RJ) atuou nas categorias de base do Fluminense e ainda jogou no Bangu (RJ), Grêmio de Maringá (PR), Náutico (PE), Galícia (BA), ABC (RN), Grêmio Anapolino (GO), Operário (MT) e Comercial (MS). Sendo artilheiro do Campeonato Matogrossense em 1973, 1975 e 1976.
Sociedade Esportiva Vila Aurora”.