Grupos prioritários para vacinação em MT
Com a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) hoje (17) à tarde dos pedidos de uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz, Mato Grosso aguarda o recebimento das doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde – com provável início já na quarta-feira, dia 20 – para a imunização de 841.364 mato-grossenses.
Mulheres grávidas e menores de 18 anos não irão receber a vacina, por enquanto, porque não houve testagem nesses dois grupos. Essa orientação, porém, pode mudar conforme a evolução das pesquisas envolvendo os imunizantes contra o novo coronavírus.
A vacinação no Estado irá ser iniciada pelos oito grupos prioritários e realizada em quatro fases, conforme as faixas etárias de maior vulnerabilidade.
Veja abaixo:
Fase 1 – Trabalhadores da área da Saúde; população com mais de 60 ou institucionalizados ( em abrigos para idosos); povos indígenas, vivendo em terras indígenas; população de 80 anos ou mais; e população de 75 a 79 anos.
Fase 2 – Populações de 70 a 74 anos; de 65 a 69 anos; e de 60 a 64 anos.
Fase 3 – População que possui comorbidades, por diabetes melitus; hipertensão arterial; doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); doenças renais, cardiovasculares e cerebrovasculares; anemia falciforme; câncer; obesidade grave; e indivíduos transplantados de órgão sólido.
Fase 4 – Trabalhadores da Educação do Ensino Básico; do Ensino Superior; do Sistema de Privação de Liberdade (sistema carcerário); Forças de segurança e salvamento; e Forças Armadas.
Com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES)