Indústria de alimentos quer mudar regra da data de validade no Brasil

(Geraldo Magela/Agência Senado)

(Geraldo Magela/Agência Senado)

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos propõe adotar no Brasil, o conceito “best before”, que recomenda o consumo do produto até determinada data, mas não significando a necessidade de descarte imediato do alimento não perecível, como macarrão, leite e conservas.
A ideia é adotar o “best before”, que sinaliza a data até a qual o produto mantém o sabor e o valor nutricional, desde que armazenado corretamente.
A Abia sugere manter a data de validade na embalagem dos produtos, mas com a explicação de que o alimento deve ser consumido preferencialmente até aquela data, não estando necessariamente estragado.
De acordo com o presidente executivo da Abia, João Dornellas, joga-se muita comida no lixo no Brasil em função da regra atual sobre data de validade. “No Brasil, se passou da data limite, o alimento não pode mais ser comercializado nem consumido, o que pode fazer com que muita comida, ainda em condições adequadas e seguras para o consumo, vá para o lixo”.
A proposta da Abia foi apresentada no Fórum Nacional da Cadeia de Abastecimento, promovido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Da Redação com Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *