Infectados pelo coronavírus podem estar contaminando mais pessoas

4

Medidas foram flexibilizadas (Radar da Cidade)

Cidade possui 61 contaminados
(Radar da Cidade)

O blog Estela Boranga comenta teve acesso, exclusivo, a um relatório oficial de casos de coronavírus em Rondonópolis, que aponta a presença de 61 casos confirmados, após a prova e a contraprova terem dado positivas, com possibilidade de os infectados não estarem cumprindo a quarentena domiciliar recomendada, enquanto aguardavam o resultado definitivo, e assim contribuindo para espalhar o coronavírus pela cidade.
Há de se isentar as autoridades sanitárias de qualquer responsabilidade, porque não há como se acompanhar os infectados em suas casas, os quais tem de ter a devida consciência de que não estando isolados, são disseminadores do vírus para toda a população.
Os contaminados residem em 32 bairros da cidade, um na zona rural e outro vindo de outros Estado e outro fator preocupante, é que o número de casos confirmados na cidade vir a ser bem maior, já que muitos outros exames estão na dependência do resultado da contraprova e os pacientes estejam, igualmente, circulando sem restrição pela cidade, sem respeitar a quarentena em casa.
Bairros
Segundo o documento, os bairros onde residem os pacientes são os seguintes (com o número de casos testados positivo):
Centro (7); Jardim Iguaçu (1); Jardim Belo Horizonte (1); Marechal Rondon (2); Residencial São José (3); Jardim Liberdade (2); Monte Líbano (1); Santa Cruz (3); Antônio Fagundes (1); Jardim Brasília (1); Jardim Adriana (3); Parque Universitário (3); Jardim Ipanema (2), Recanto do Parque (1); Padre Lothar (1); Jardim Mato Grosso (1); Jardim das Flores (1); Jardim Atlântico (2); Conjunto São José I (1); Conjunto São José III (1); Vila Aurora (3); Dom Pedro Casaldáliga (1); Cidade de Deus (1); São Sebastião (1); Jardim Dinalva Muniz (2); Jardim Rondônia (2); Dom Osório (2); Sagrada Família (2); Vila Goulart (2); Vila Mamed (1); Jardim do Parque (1); São Francisco (1); Jardim Santa Bárbara (1); Jardim Tropical (1); Zona Rural (1); e de outro Estado (1).
Como o isolamento residencial pode estar não sendo cumprido pelos que testaram positivo na primeira vez, urge que o Comitê de Gestão de Crise analise com profundidade quanto ao retorno de algumas medidas que foram flexibilizadas, além da tomada de medidas mais drásticas (se for o caso, até prender os que não as cumprirem), senão a coisa degringola de vez.
Infelizmente, com a flexibilização das medidas de segurança, grande parte da população não está dando a necessária atenção e nem se importando com a situação gravíssima e alarmante que se registra no País e no mundo, acreditando que aqui em Rondonópolis, pode não acontecer o mesmo.

4 thoughts on “Infectados pelo coronavírus podem estar contaminando mais pessoas

  1. Gentileza descartar o comentário anterior, deixei de contar um termo.

    Comentário correto:
    circulação de pessoas que não deveriam está em circulação sem respeitar a quarentena. Penso que as autoridades sanitárias tem o devido respaldo para usar mecanismos que ciobam tais pessoas de saírem de seus residências. É uma questão de saúde pública coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *