Iniciada a campanha de vacinação contra gripe influenza

0

(Foto: InfoEscola)

(Foto: InfoEscola)

Começou hoje, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, do Ministério da Saúde (MS), que vai até o dia 26 de maio, com o Dia de Mobilização Nacional  (Dia D) marcado para acontecer no dia 13 do próximo mês, quando serão imunizados aqueles que não puderam comparecer aos postos de vacinação.
A meta do MS é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.
A contraindicação, é para quem tem alergia severa a ovos.
Veja quem recebe a vacina pelo SUS
Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes
Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
Idosos (a partir de 60 anos)
Profissionais da saúde
Povos indígenas
Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
Professores de escolas públicas ou privadas
Três subtipos
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Segundo o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.
Em Rondonópolis
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 50 mil pessoas dos grupos prioritários, número superior ao determinado pelo Ministério da Saúde, que é 90% do público alvo e durante o período da campanha, todos os postos de vacinação, incluindo, as unidades volantes estarão aplicando as doses.
Este ano, a novidade é que os professores das redes pública e privada, passam a ser integrados ao público-alvo.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, hoje, (segunda-feira) será feita a distribuição das doses, nos postos de vacinação. No primeiro dia, serão imunizados os profissionais da Saúde, do setor público e privado, e segue até o dia 28 de abril. Esses profissionais estão em contato direto com um grande número de pessoas que podem estar com o vírus e por isso precisam estar protegidos.
Grupos prioritários
A partir do dia 2 de maio, será iniciada a imunização dos grupos prioritários: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em medidas socioeducativas -, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas, continuam como público-alvo da vacinação.
Da redação com G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *