Inscrições para curso preparatório gratuito para o ENEM começam hoje
São 10 mil vagas destinadas a estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio, nas escolas estaduais
Foram abertas hoje pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as inscrições para 10 mil vagas gratuitas do curso preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, destinadas a estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, que serão encerradas na sexta-feira, dia 17.
O estudante inscrito receberá um kit com 16 livros, além de cadernos com exercícios simulados. A inscrição deve ser feita com formulário disponibilizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de cada um dos 15 polos do estado.
O início das aulas está previsto para o dia 20 de março nas escolas ou espaços designados pela Diretoria Regional. Por isso, é importante não perder o prazo da inscrição. O estudante deve se informar na escola em que estuda sobre o calendário, os formatos das aulas e os locais onde ocorrerão os aulões, pois cabe a cada DRE definir o calendário da unidade respectiva.
“Tudo será gratuito para o estudante, com plantões tira dúvidas online e aulões presenciais em horários acessíveis”, observa a coordenadora do Ensino Médio, ligada à Secretaria-Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Andrea Melo.
Ela destaca que o Pré-Enem Digit@l MT acontece paralelamente às aulas regulares, em outro período, não interferindo na rotina da escola. “Naturalmente, o conteúdo se torna um reforço para o aprendizado e um empurrão a mais para o estudante se sair bem no Enem”.
As atividades serão desenvolvidas em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.
ENEM 2023
A inscrição para o ENEM 2023 terá início no dia 8 de maio e vai até o dia 19 do mesmo mês. A aplicação do exame será nos dias em 5 e 12 de novembro.
O exame é composto por uma redação e 90 questões divididas por quatro áreas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.
Com a nota obtida no exame, o estudante pode concorrer a vagas em universidades públicas e privadas de todo o Brasil.